Educanti no V Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação (V-Ibero Unesc)

No dia 12 de setembro, a equipe do projeto, representada por Fabiana Carvalho, Michel Cáurio e Suzani Cassiani, coordenou o Grupo Temático intitulado “As Educações Científicas e seus Enfrentamentos aos Negacionismos” no V Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação (V-Ibero Unesc).

As discussões foram baseadas em diversos trabalhos, com destaque para quatro contribuições dos integrantes do projeto, da Universidade Federal de Santa Catarina:

Negacionismo e Epistemicídio de Saberes no Banimento de Livros: Implicações para as Educações Científicas – Fabiana Aparecida De Carvalho, Suzani Cassiani.

Esperançar: Uma Proposta de Educação em Biologia da e para a América Latina – Suzani Cassiani, Guillermo Fonseca Amaya, Eduardo Ravanal, Karin Cáceres, Gonzalo Prnalosa.

Negacionismos e Fake News: Diálogos com Professores de Ciências no Contexto da Pandemia de Covid-19 – Marinilde Tadeu Karat, Patricia Giraldi.

Fake News e Radiações: Uma Proposta Didática – Israel Müller dos Santos, Janaina Alves de Souza.

Além desses, foram apresentados trabalhos de pesquisadores de outras instituições:

Mapeamento das Pesquisas Científicas Realizadas por Estudantes do Ensino Médio em um Instituto Federal de Santa Catarina – Sarah Galatto Cancillier, Gustavo Pacheco Militão, Rafael Rodrigo Mueller, Kristian Madeira.

Educação e Consciência Racial na Obra ‘O Avesso da Pele’ – Camila Borges dos Anjos, Marilane Mendes Cascaes da Rosa.

Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras: Um Olhar Interdisciplinar no Ensino da Astronomia – Vanessa Medeiros da Silva Madeira.

As discussões focaram em temas como a importância das ações de pesquisa e extensão que conectam estudantes de iniciação científica com a universidade; as potencialidades da obra “O Avesso da Pele” para promover a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER); o impacto do negacionismo e do epistemicídio no banimento de livros e suas implicações para as Educações Científicas; a atuação dos Clubes de Astronomia no combate ao negacionismo sobre o formato da Terra; e o papel das propostas didáticas no combate às fake news no cotidiano escolar.


Comentários

Deixe um comentário