Com o objetivo de promover reflexões sobre as consequências do negacionismo científico, selecionamos alguns filmes e séries que dialogam com a temática que podem nos ajudar na jornada, são eles:
Não Olhe Para Cima apresenta uma ficção em que os astrônomos Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) descobrem um cometa em rota de colisão com a Terra, o que resultará na destruição do planeta em seis meses. Determinados a alertar a humanidade, os cientistas se deparam com a indiferença e a banalização de suas descobertas.
Em forma de sátira, o filme retrata os perigos do negacionismo científico na era das redes sociais.
O Dilema das Redes (2020) é um documentário que expõe os perigos das redes sociais, mostrando as influências que exercem no campo político e em nossas subjetividades.
O filme conta com a participação de ex-funcionários de grandes empresas, como Google e Facebook, que nos ajudam a compreender a lógica dos algoritmos das redes, responsáveis por criar “bolhas de informações” e facilitar a circulação de fake news.
Zona de Interesse (2023) é um filme que retrata o cotidiano da família de um comandante nazista, que vive em uma casa luxuosa ao lado de um campo de concentração.
Embora não aborde diretamente o negacionismo científico, a história expõe a banalização e a desumanização do outro, mostrando como pessoas comuns podem se tornar coniventes com a barbárie. Dessa forma, o filme funciona como um alerta e uma reflexão sobre as diversas formas de violência que permeiam nosso cotidiano, nos levando a questionar: o que fazemos em relação a elas?
Black Mirror é uma série que explora os efeitos da tecnologia nas relações humanas e na sociedade, revelando futuros distópicos e dilemas éticos. Cada episódio apresenta uma história independente, assim, hoje, recomendamos Hated in the Nation, o último episódio da terceira temporada.
O episódio acompanha uma detetive e sua parceira enquanto investigam uma série de mortes misteriosas, todas relacionadas a uma crescente onda de ódio online. À medida que a investigação avança, elas descobrem que essas mortes estão ligadas a um experimento cruel que explora o poder do ódio virtual e a falta de responsabilidade nas redes sociais.
Por Tatiane Ponce
Matéria no instagram


Deixe um comentário