No dia 02 de agosto, a equipe do projeto, composta por Fabiana Aparecida de Carvalho (UF), Suzani Cassiani (UFSC) e o parceiro Yonier Alexander Orozco Marin (UFNT), coordenou o Grupo Temático “Gênero e Decolonialidade nas Educações Científicas e Tecnológicas: Práticas Democráticas para Resistir às Políticas do Fim” no evento Fazendo Gênero 13 Contra o Fim do Mundo: Anticolonialismo, Antifascismo e Justiça Climática.
O encontro reuniu pesquisadoras, estudantes de graduação e pós-graduação, artivistas mulheres e LGBTQIAPN+, além de diversas atoras sociais de múltiplos contextos étnico-culturais, todas envolvidas com as Educações Científicas. As discussões giraram em torno de Gênero e Decolonialidade, explorando temas como Epistemes do Sul Global, Feminismos Plurais na Educação em Ciências, Educação Antirracista, Saberes Étnico-Científicos, Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade no Ensino de Ciências, além de questões relacionadas à Justiça Climática, Críticas ao Antropoceno, e a superação de desigualdades de raça, gênero e classe.
As discussões foram baseadas em diversos trabalhos, com destaque para três contribuições dos integrantes do projeto, da Universidade Federal de Santa Catarina:
Michel Soares Caurio (UFSC), Lucas Saraçol (UFSC), Suzani Cassiani (UFSC)
Gênero e Cidadania no Ensino de Ciências e Biologia: Aproximações a partir de uma Pesquisa Internacional.
Fabiana Aparecida de Carvalho (UF), Suzani Cassiani (UFSC)
Por que o Ensino de Ciências (ainda) Silencia os Corpos Dissidentes em suas Discursividades Pedagógicas? Uma Crítica Contracolonial Feminista como Resposta.
Daniel Prim Janning (UFSC)
O Silêncio como Base: Sexualidade e Gênero no Material Didático Mato-grossense.
Além desses, trabalhos de pesquisadores de outras instituições também foram apresentados:
Reyan Perovano (HubES+)
Provocar Fissuras – Pajubar a Práxis Arteterapêutica como Modo de Decolonizar Imaginários Dicotômicos Modernos, Instrumentalizar Novos Mundos Possíveis e Promover um Klinicar Político.
Allyster Allan Lima Fagundes (PPGArtes UFPA)
Corpo Queer, Performance, Gênero e Audiovisual.
Yonier Alexander Orozco Marin (UFNT)
Entre Pornô, Vibradores, Hormônios e Clitóris: O Potencial dos Objetos Abjetos na Formação Transgressora em Diversidade Sexual e de Gênero, de Professoras(es) de Biologia.
Eidenober Mena-Aristizabal (Universidad del Valle)
La (I)rrelevancia del Género en la Enseñanza de las Ciencias y la Educación Ambiental: Aportes y Reflexiones desde la Epistemología Feminista y Queer.
Gabriella da Silva Mendes (UFRJ)
Meninas na Ciência – UFRJ: Um Projeto em Rede Social de Visibilidade das Mulheres.
Ana Paula Oliveira dos Santos (UEPG), Bettina Heerdt (UNICENTRO)
Feminismo, um Ilustre Desconhecido: Análise de Discursos de Docentes Universitários de Biologia a Respeito dos Feminismos.
Para saber mais: Site do evento


Deixe um comentário